Notícias

Leão XIV na Solenidade da Imaculada Conceição: ‘acreditar como ela acreditou’

Pastoral de Comunicação

Na Solenidade da Imaculada Conceição, na segunda-feira, 8, o Papa Leão XIV rezou a oração mariana do Angelus com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. 

“Hoje, celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Expressamos a nossa alegria porque o Pai do Céu a quis ‘inteiramente imune da mancha do pecado original’, cheia de inocência e santidade para poder confiar-lhe, para a nossa salvação, ‘o seu Filho unigênito […] amado como a si mesmo’”, disse o Pontífice.

Leão XIV lembrou, ainda, que “o Senhor concedeu a Maria a graça extraordinária de um coração totalmente puro, em vista de um milagre ainda maior: a vinda ao mundo, como homem, do Cristo Salvador. A Virgem recebeu esta notícia, com o espanto típico dos humildes, pela saudação do Anjo: ‘Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo’ e com fé respondeu o seu ‘sim’: ‘Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra’”.

Recordando estas palavras de Santo Agostinho – “Maria acreditou e, aquilo em que acreditou, nela se realizou” -, o Papa recordou que o dom da plenitude da graça, na jovem de Nazaré, pôde dar fruto porque ela, na sua liberdade, o acolheu abraçando o projeto de Deus.

“O Senhor age sempre assim: faz-nos grandes dons, mas deixa-nos livres para os aceitar ou não”, sublinhou o Papa Leão XIV, e ainda citando Santo Agostinho, disse: “Acreditemos também nós, para que o que se realizou [nela] possa beneficiar-nos também”.

“Assim, esta festa, que nos alegra pela beleza imaculada da Mãe de Deus, convida-nos também a acreditar como ela acreditou, dando o nosso consentimento generoso à missão para a qual o Senhor nos chama”, afirmou o Santo Padre.

Segundo o Pontífice, “o milagre que aconteceu a Maria na sua concepção renovou-se para nós no Batismo: lavados do pecado original, tornamo-nos filhos de Deus, sua morada e templo do Espírito”. “E como Maria, por graça especial, pôde acolher em si Jesus e doá-lo aos homens, assim ‘o Batismo permite que Cristo viva em nós e a nós que vivamos unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição, para a transformação do mundo’”, sublinhou ainda o Papa.

Fonte: Vatican News

Se quiser se manter atualizado inscreva-se no nosso canal do WhatsApp clicando aqui

Notícias

Aqui você confere notícias de nossa comunidade e da grande família católica mundo afora.

Postagens mais recentes

  • All Post
  • Campanhas
  • CNBB
  • Eventos
  • Maria
  • Missas
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Pastorais
  • Sacramentos
  • Vatican News

Categorias

Secretaria

Terça a Sexta
14h às 19h

Sábados
8h30 às 16h

Expediente

Segunda a Sábado

8h às 12h
13h 19h

Rua João Soares, 13 - Água Rasa
São Paulo / SP
CEP 03175-070

secretaria@senhoradelourdes.org.br

(11) 3384.5074

© 2025 Criado por PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Água Rasa

Rolar para cima