Notícias

Dízimo: uma resposta de gratidão e generosidade

Pastoral de Comunicação

O dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A devolução do dízimo nasce do coração sensível.  O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos. É uma resposta de fé e de corresponsabilidade pela evangelização, pois a esta tem uma dimensão econômica.

Muitos se questionam sobre a quantia dos 10%. Quanto a isso é importante se perguntar sobre medida da própria gratidão. A gratidão não tem medida! Cada um é chamado, antes de tudo, a avaliar-se! Deus não gosta de nada forçado e nem de medidas mesquinhas!

Biblicamente eram dez por cento o que os fiéis judeus davam para a manutenção das despesas do templo e manutenção dos sacerdotes. Mas o Dízimo é uma questão de generosidade: “dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria”. Não se trata de uma questão matemática, mas moral, espiritual! É desse modo que Paulo reflete com a comunidade de Corinto (cf. 2Cor 9,7). O importante é que o dizimista se sinta livre e corresponsável dando fielmente a sua contribuição mensal.

“Quem é generoso progride na vida” (Prv. 11,25).

Quem deve ser dizimista?

Todas as pessoas que participam da vida da Igreja e tem uma fonte de renda são convidadas a serem dizimistas. Ninguém, nessa condição, está dispensado de manifestar sua gratidão a Deus para a promoção da fé.

A obrigação do dízimo vem da generosidade do próprio coração. Se o fiel católico se sente parte integrante da Igreja, então não está dispensado de contribuir para que ela seja sempre viva, forte, atuante e tenha todos os meios necessários para que a Palavra de Deus chegue aos mais afastados. O dízimo e manifestação da consciência da partilha!

Onde é aplicado esse recurso do dízimo?

Os recursos financeiros provenientes das paróquias não pertence ao pároco e nem mesmo em nenhuma forma de percentual. Isso não existe para a Igreja Católica. O pároco não tem um percentual sobre o dízimo arrecadado. Isso é importante saber! Então reflitamos para onde vai o seu dízimo.

O dizimo deve ser entregue mensalmente porque as despesas ordinárias da manutenção da Igreja são pagas todos os meses. O recurso do dízimo é aplicado nas seguintes despesas: no pagamento de funcionários, encargos sociais, assinaturas de subsídios e revistas, energia elétrica, água, telefone, internet, material de limpeza, manutenção das estruturas físicas e técnicas, despesas pastorais (eventos), formação, manutenção dos sacerdotes, material litúrgico (toalhas, velas, flores, papel, vinho, hóstias…), transportes, partilha com a (Arqui)diocese, ações missionárias, Caridade, etc. Visto que todos os meses temos contas a pagar, então todo mês cada fiel é chamado a colaborar para que tudo seja pago. A Igreja é nossa!

Como ser um dizimista em nossa paróquia?

Para ser um dizimista em nossa comunidade você deve procurar o expediente da paróquia e deixar seus dados de contato para que a coordenação dos dizimistas possa encontrar você e fornecer as devidas orientações.

Você também pode entrar em contato direto com a coordenação e demonstrar seu interesse pelo Telefone/WhatsApp: (11) 9.8214.9561.

Oração do dizimista

Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão
e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém!

Fonte: CNBB e coordenação da Pastoral do Dízimo

Se quiser se manter atualizado inscreva-se no nosso canal do WhatsApp clicando aqui

Notícias

Aqui você confere notícias de nossa comunidade e da grande família católica mundo afora.

Postagens mais recentes

  • All Post
  • Campanhas
  • CNBB
  • Eventos
  • Maria
  • Missas
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Pastorais
  • Sacramentos
  • Vatican News

Categorias

Secretaria

Terça a Sexta
14h às 19h

Sábados
8h30 às 16h

Expediente

Segunda a Sábado

8h às 12h
13h 19h

Rua João Soares, 13 - Água Rasa
São Paulo / SP
CEP 03175-070

secretaria@senhoradelourdes.org.br

(11) 3384.5074

© 2025 Criado por PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Água Rasa

Rolar para cima